terça-feira, 18 de novembro de 2008

Koolasuchus


O Koolasuchus era um grande anfíbio de um grupo antigo conhecido como temnospondyls. Como um anfíbio grande típico, o Koolasuchus era capaz de rastejar em terra, mas se sentia mais em casa na água. Possuía mais de 5 metros de comprimento e era equipado com um crânio volumoso; era um carnívoro poderoso capaz de comer crustáceos, peixes, tartarugas e até mesmo dinossauros pequenos como um jovem de Leaellynasaura. É provável que ele podia descobrir as vibrações das presas na água.
Temnospondyls era o grupo de anfíbios grandes que prosperou por mais de 100 milhões de anos. Porém, durante o tempo dos dinossauros, os crocodilos venceram a competição com os temnospondyls. Em 1989 pensava-se que o temnospondyls tinha desaparecido uns 100 milhões de anos antes do término do período Triássico.
Porém, o achado de Koolasuchus mudou tudo aquilo. Em 1989 duas mandíbulas grandes, com 80 centímetros de comprimento cada, foi escavado em pedras do Cretácio próximo de San Remo, Victoria, Austrália. Somente quando as mandíbulas foram removidas da pedra é que a magnitude do achado foi percebida.
O Koolasuchus era um " fóssil vivente ", um sobrevivente de um tempo distante no passado.
Poderia ter sobrevivido bem em ambientes severos como as regiões antárticas do hemisfério Meridional, pois estava muito frio para crocodilos. Isto teria permitido à sobrevivência em um ambiente tão ostil..

Dados do Anfíbio:
Nome: Koolasuchus
Peso: Aproximadamente 500 quilos
Época: Cretáceo
Local em que Viveu: Austrália
Tamanho: 5 metros de comprimento.
Alimentação: Carnívora

Nenhum comentário: